Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 SÓ-9DADES (OFICIAL)



Total de visitas: 2588
GRUPO TUDO A VER

         Lançamento do seu Primeiro CD Gravado no São Joao de Iaçu

                                 Em breve colocaremos o link de Download do Cd.

                                                                     Aguardem.

Como surgiu?

 

Em maio de 2010, Keu Couto, vocalista do grupo, convidou Hérviton Silva, violonista, para ajudá-la na apresentação de um trabalho realizado pelos seus alunos (da 8ª série) na Escola Pererê, onde eles faziam um retrospecto dos principais fatos ocorridos na década de 60. Hérviton entraria na parte musical, tocando algumas canções da época que foram cantadas por Keu. As canções selecionadas foram: Nossa Canção de Roberto Carlos, Debaixo dos caracóis, também do mesmo cantor, entre outras. A apresentação foi um sucesso! Melhor do que as expectativas. A partir daí, pais e funcionários da escola sugeriram que nós continuássemos tocando músicas daquele estilo, visto que nossa cidade é carente desse tipo de música. Mas até aí nada foi levado a sério.

 

Fomos mais uma vez convidados a cantar na festa em homenagem aos pais, na mesma escola. A festa aconteceria no mês de agosto e, dessa vez, a diretora, Antônia, disse que queria nos contratar, pagando cachê. Como ainda não estávamos trabalhando como grupo musical, preferimos fazer como da primeira vez, só que priorizando um repertório mais amplo visto que o evento seria duradouro, cerca de uma hora e meia de apresentação. Começamos nossos ensaios em julho de 2010 e, cada música que ensaiávamos vinha uma outra em mente e mais outra e daí resolvemos nos organizar melhor. Devido a reforma da escola, a festa não aconteceu, mas nós já tínhamos uma quantidade considerável de músicas no repertório, foi quando no dia 06 de julho de 2010 Keu propôs a Hérviton dá continuidade ao trabalho e fazer apresentações em barzinhos, ele aceitou e a coisa começou a fluir daí. O grupo não tinha nome, isso não era importante pra nós. Recebíamos convidados em nossos ensaios que começaram a divulgar o nosso potencial e apreciar a escolha do repertório. Estava começando a nascer um novo estilo musical em nossa terra, até aí, voz e violão.

 

Primeiro show

 

Em um de nossos ensaios, com convidados, Tchóy, atual diretora do Teotônio, escola pública do município de Iaçu, o qual residimos, após ouvir uma música interpretada por nós, (Pureza da paixão de Cheiro de amor), não teve dúvida: sugeriu a nossa apresentação à secretária de educação, Roseli Louzada, que em pouco tempo nos convidou para a festa dos professores, dia 16 de outubro de 2010 na escola Teotônio Coimbra. Não nos intimidamos. Fomos, tocamos e logo os comentários se espalharam na cidade a respeito da combinação perfeita: voz  + violão = MPB.

 

Por que o nome Tudo a Ver?

 

Após o 1° show, fomos convidados a fazer a abertura do show do cantor Canindé. Sabíamos que seria uma festa de peso e que a responsabilidade era grande, mesmo assim aceitamos o desafio. Durante os ensaios sentimos a necessidade de preencher mais o grupo, daí pensamos em colocar um percussionista que manuseasse uma percussão acústica, já que o grupo era voz e violão. Como Hérviton já conhecia o trabalho de André e também devido a amizade de ambos, fizemos o convite, ele aceitou. Compramos os instrumentos necessários: Carrom, bongô, meia lua, pau-de-chuva (que faz o som de ondas, chuva) e damos continuidade aos ensaios, com uma batida diferente, aprovada por todos que já conheciam o nosso trabalho.

 

Uma fã e amiga do grupo, Jane (Coordenadora da escola em que Keu trabalha), sempre nos pedia pra cantar uma das músicas da banda Cheiro de amor: “Tudo a ver”, até aí não tínhamos pensado num nome para o grupo, mas os organizadores da festa que estava para acontecer, começaram a cobrar um nome para o grupo já que eles iriam começar a divulgação da mesma. No dia 29 de setembro de 2010, em conversa entre amigos, resolvemos pensar num nome bacana, que tivesse a ver com a nossa proposta de trabalho. Jane pediu que fôssemos citando refrões de músicas marcantes para que dali tirássemos um nome. De repente, ela pediu que cantássemos um trecho da música que ela gostava de ouvir (Tudo a ver), a partir daquele momento, batizamos o grupo com o mesmo nome e todos aprovaram a nossa escolha.

 

Escolha do repertório

 

A mesma acontece a partir dos pedidos das pessoas que curtem o nosso trabalho e gostam de MPB e também dentro do próprio grupo, onde selecionamos o que gostamos de ouvir e que tem tudo a ver com nosso público. Optamos por cantar MPB porque sem dúvida era um trabalho nesse estilo que faltava em nossa cidade. A nossa pretensão foi fazer shows em barzinhos, aniversários, casamentos, confraternizações e qualquer evento social.

 

 

 

Componentes:

 

Vocal: Keu Couto

 

Violão e vocal: Hérviton Silva

 

Percussão e vocal: André Vasconcelos

 

Todos os integrantes ocupam outras funções além da música:

 

Keu: Professora de Língua Portuguesa e Redação;

 

Hérviton: Conselheiro (trabalha no conselho tutelar do município de Iaçu)

 

André: Professor de Educação Física e História